Notícias













SCENALISBOA 2013
WORKSHOPS
FICHA DE INSCRIÇÃO




 Nome:

Contactos (morada, telemóvel e email):

Data Nascimento:
Profissão:
Documentos anexos:


WORKSHOP EM QUE SE INSCREVE


Como soube do  SCENALISBOA 2013?

Observações:

Data:


Inscrições mediante preenchimento de ficha, envio de curriculum e foto pessoal. 
Inscrições até 14 de Outubro de 2013 , mediante pagamento
Inscrição 100,00 euros
Associados APCEN : 20% desconto
Estudantes: 50% desconto
Contactos: SCENALISBOA
scenalisboa@gmail.com
www.scenalisboa.blogspot.pt
telf. +351 919735792 / +351 917093598
Pagamentos feitos por depósito na conta
nib 0035.0001.00.035725.030.30
Caixa Geral de Depósitos
ENVIAR COMPROVATIVO PAGAMENTO PARA scenalisboa@gmail.com




O PELICANO 
De August Strindberg // Encenação de Rogério de Carvalho


Rogério de Carvalho em entrevista no programa Bairro Alto e em em exclusivo no Teatro Municipal Joaquim Benite


http://youtu.be/FsqmvJhTjms

A criação de O pelicano para a Companhia de Teatro de Almada representa para o encenador e reconhecido pedagogo Rogério de Carvalho (n. 1954) um duplo regresso: a um autor que abordou na sua primeira colaboração com a CTA (em 1986, quando montou A menina Júlia) e ao tema que tem prevalecido nas suas escolhas de encenação: o das relações familiares como espelho das relações sociais. Foi cumprindo essa transposição programática que o tem interessado (e que a realidade ocultamente replica), que encenou anteriormente para a CTA as peças As três irmãs, de Tchecov; Fedra, de Racine; Tio Vânia, de Howard Barker; ou O luto vai bem com Electra, de Eugene O’Neill.

Tragédia de câmara, em O pelicano “Strindberg abala os alicerces do valor da vida, fazendo emergir a ilha da morte, nos confins do oceano de humilhação e mentira” (nas palavras de Gastão Cruz, o tradutor do texto) que aqui constituem os traumas e as tensões do passado. Fazendo parte do grupo restrito de grandes escritores para quem a vida e a obra são uma e a mesma coisa, August Strindberg (1849–1912) fez de quase tudo o que escreveu uma confissão autobiográfica. O pelicanoestreou em 1907 na inauguração do seu Teatro Íntimo – a pequena sala experimental de Estocolmo que o dramaturgo fundou nos últimos anos da sua vida, para aí fazer o seu teatro de texto, desligado do artifício, significante e carregado da intencionalidade dramática que define o teatro de Arte.

Teatro Municipal Joaquim Benite
SALA PRINCIPAL
de 14 de SETEMBRO a 6 de OUTUBRO
de QUI a SÀB às 21H30, DOM às 16H00
Duração: 1H30
M/12
Intérpretes Joana Francampos, Maria Frade, Pedro Lima, Pedro Walter e Teresa Gafeira
Tradução Gastão Cruz
Cenário José Manuel Castanheira
Figurinos Mariana Sá Nogueira
Desenho de Luz José Carlos Nascimento
Caracterização Sano de Perpessac
Voz e elocução Luís Madureira






 Terça-feira, dia 24 de Abril 2012





Domingo, 22 de Abril de 2012







Sábado, dia 7 de Abril 2012





QUINTA-FEIRA, 12 de ABRIL de 2012 - 19h00 
| Entrada Livre |

Conferência de Jean-Michel Wilmotte no INSTITUT FRANÇAIS du PORTUGAL
Do Museu do Chiado ao Musée d'Orsay: Projectos museográficos de Jean-Michel Wilmotte.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, completa o ciclo de comemorações dos seus 100 anos de existência e, neste contexto, as duas instituições, Institut Français du Portugal e MNAC – Museu do Chiado, associam-se, convidando o arquitecto francês Jean-Michel Wilmotte para a conferência inaugural desta série de encontros em torno da arquitectura contemporânea francesa. A conferência, intitulada “Do Museu do Chiado ao Musée D’Orsay: Projectos museográficos de Jean-Michel Wilmotte”, centra-se num conjunto de intervenções em espaços museológicos emblemáticos, partindo do projecto de remodelação e ampliação do Museu do Chiado (1988-94), que será analisado criticamente e considerado em confronto com outras obras, incluindo a recente renovação do Museu de Orsay, concluída em 2011.
O Institut Français du Portugal realiza, a partir do mês de Abril de 2012 e até à Trienal de Arquitectura de Lisboa, uma série de encontros à volta da arquitectura contemporânea francesa. A arquitectura será, assim, o fio condutor da programação durante este período, que integrará conferências, exposições e eventos diversos com ligação ao tema, tais como o ScenaLisboa 2012, encontros internacionais de cenografia, cuja sessão de abertura terá lugar no próximo dia 19 de Abril, no Instituto. Institut français du Portugal











 À CONVERSA COM JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA | O QUE É A CENOGRAFIA?



Neste dia o arquitecto, cenógrafo e pintor José Manuel Castanheira vem ao Fórum Fnac falar sobre cenografia. Começando pelo teatro, a cenografia apresen...ta-se hoje como uma disciplina que toca inúmeros universos como ópera, dança, cinema, museus/exposições, televisão, concertos, publicidade e arquitetura. Com quase 40 anos de carreira, e com mais de 200 cenografias criadas dentro e fora do país, José Manuel Castanheira não só leccionou, como criou, em 2009, uma licenciatura em Cenografia na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, tendo-se tornando num dos membros fundadores do Instituto Europeu de Cenografia (Paris). O seu trabalho foi distinguido pelo Presidente da República e pelo rei de Espanha, D. Juan Carlos.



DESCOBRIR A FORMA ATRAVÉS DA LUZ E DA COR | SIMPÓSIO





Para mais informações visite o site www.apcor.org ou o programa em http://apcor.blogspot.pt/