ScenaLisboa 2011


 
 
 
Faculdade de Arquitectura UTL  / Licenciatura em Cenografia

SCENA’2011
Colóquio Internacional de Cenografia
Direcção de José Manuel Castanheira
Com a colaboração de Paulo Oliveira

Grupo de trabalho do SCENA:
Professores Jose Manuel Castanheira, Paulo Oliveira, Filipa Malva e os alunos Marta do Vale, Nuno Barracas, Amélia Pizarro, Rita Neves
Colaboração:
Professores Eduardo Afonso Dias, José Neves, Carla Castro, João Brandão, alunos do Mestrado em Arquitectura Interiores( Ana Rita Garcia, Maria Inês Marques e Inês Mateus), alunos do Mestrado em Design (Denise Estevão, Kateryna Mishyna e Raquel Ferreira)
 alunos da Licenciatura em Cenografia e o realizador Luís Brás.


            A Licenciatura em Cenografia da Faculdade de Arquitectura/UTL organizou o SCENA’2011, evento anual que se propõe passar a ser um lugar de permanente diálogo e reflexão sobre a prática e o ensino da Cenografia no mundo.
Esta ambiciosa tarefa, de carácter internacional , só foi possível graças aos apoios de FACULDADE DE ARQUITECTURA-UTL, CIAUD-FA, DGARTES/MINISTÉRIO DA CULTURA, INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL, INSTITUTO CERVANTES LISBOA, IPCB-INSTITUTO POLITÉCNICO CASTELO BRANCO/ESART, UBI-UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, ASSOCIAÇÃO ARTES PERFORMATIVAS QUARTA PAREDE da COVILHÃ e TEATRO O BANDO.

Vivemos num mundo em que a velocidade acelera vertiginosamente os nossos dias e onde as fronteiras que definem lugares e ideias entre as pessoas se tornam cada vez mais indefenidas. Os múltiplos e acelerados cruzamentos de gente e informação à escala global estão a transformar as identidades culturais. De que forma a Cenografia como arte de inventar espaços para a representação da vida reflecte as perspectivas dessa nova realidade.  De que forma a cenografia se afirma sem perder a sua essência. Quais são os novos limites para a criação cenográfica?  Assim convidamos alguns dos mais emblemáticos profissionais e investigadores da actualidade para uma reflexão sobre  a prática,  o ensino e  a crítica da Cenografia.

A primeira edição do SCENA fez-se am 8 momentos ( 4 workshops, 2 exposições, 1 colóquio internacional, para além da organização em conjunto com o Teatro O Bando do 1º encontro nacional de cenógrafos.

     


1
Workshop O COMBOIO ( a partir de um conto de Raymond Carver)
Dirigido por José Manuel Castanheira em colaboração com Eduardo Afonso Dias e Luís Brás.
Participantes: 19 estudantes do Curso de Cenografia da FA,
5 estudantes do Mestrado em Design de Interiores da ESART e 2 estudantes de Arquitectura da UBI.



 Neste Workshop colocaram-se em confronto o conto de Raymond Carver “O compartimento” (cuja história decorre numa carruagem de comboio)  e a experiência da viagem do grupo de participantes no comboio inter-regional Lisboa-Covilhã.
Cada aluno, conhecedor antecipadamente da narrativa de R.Carver, viveu e registou momentos da própria experiência da viagem, que considerou significativos para uso posterior na oficina, numa tentativa de reconstrução ficcional  de uma qualquer simbiose dos temas conto e viagem.
Os registos efectuados contemplaram o esquiço rápido, com recurso a variadas técnicas de expressão gráfica, mas também qualquer outros suportes mesmo o  digital (fotografia e vídeo), tendo como perspectiva dispor posteriormente de um variado leque de materais para o trabalho que foi  desenvolvido nos dias seguintes numa sala disponibilizada pela Universidade da Beira Interior...
A apresentação final dos trabalhos foi feita em moldes de pequenas performances.




2
Workshop PEOPLE IN SPACE
Dirigido por Pamela Howard (Reino Unido)
com a colaboração de  Paulo Oliveira e Filipa Malva,
realizou-se no novo espaço do Laboratório de Artes Performativas da FA
esta oficina tendo como tema central algumas cenas de Macbeth de Shakespeare.
Este workshop teve a participação dos alunos de Cenografia da FA
e outros jovens arquitectos, cenógrafos e estudantes e que se inscreveram no Scena.






3/4
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CENOGRAFIA
A CENOGRAFIA NO MUNDO SEM FRONTEIRAS
Com Mahtab Mazlouman, Yannis Kokkos, Joaquim Roy,  José Sanchis Sinisterra,
Cristina Reis,  José Manuel Castanheira, Guy-Claude François, João Brites,
Raymond Sarti e Luc Boucris.






Momento alto do SCENA’2011 foi a realização do Colóquio internacional.
No dia 10 no auditório Cubo da Fa teve lugar a cerimónia oficial de inauguração do evento em simultâneo com a abertura da exposição 4 anos de Cenografia na FA
Seguiu-se um interessante e animado debate sobre a prática e o ensino da Cenografia na Europa.
Para além dos convidados estiveram presentes o Presidente da FA Prof Manuel Couceiro,
o Director Geral das Artes/Ministério da Cultura Engº João Aidos, a Adida Cultural do Institut Français Chloé Siganos, o Director do Instituto Cervantes José María Martín Valenzuela e a Coordenadora da Licenciatura Profª Rita Almendra.


Nos dias 11 e 12 desenrolaram-se as conferencias no Auditório do Institut Français du Portugal, com uma afluência digna de realce e com o seguinte programa:

Dia 11
1 - José Manuel Castanheira (Portugal) , Cenógrafo,  Arquitecto, Faculdade de Arquitectura / UTL
Pequeno manual de sobrevivência de um cenógrafo
2 - Mahtab Mazlouman (França-Irão) , Cenógrafa,  Arquitecta, Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Paris La Villette
La scénographie de la frontière
3 - Yannis Kokkos(França-Grécia) , Cenógrafo e Encenador
La scénographie entre narration et abstraction
4 - Luc Boucris (França), Professor, Investigador, Université Stendhal Grenoble
Les avatars du vide
5 - Guy-Claude François (França), Cenógrafo , Arquitecto
Construire pour le temps d'un regard
6 - Raymond Sarti (França), Cenógrafo, École Nationale Superieur des Arts Decoratifs, Paris
La scénographie comme image pensive




Dia 12
7 - Paulo Oliveira (Portugal), Cenógrafo, Faculdade de Arquitectura/UTL
Who’s afraid of the big black box ?
8 - José Sanchis Sinisterra (Espanha), Dramaturgo
La triple espacialidad del teatro.
9 - Joaquim Roy (Espanha), Cenógrafo,  Institut del Teatre/Barcelona
La escenografía reubicada:  un trazado alternativo de las fronteras de la profesión.
10 - João Brites (Portugal) , Encenador e cenógrafo, Director da Companhia Teatro O Bando
A  cenografia enquanto exercício da utopia
11 - Miguel Verdu (Espanha) , Arquitecto, Crítico
El espacio de la escenografía
12 - Richard Hudson (Reino Unido-Zimbabwe) , Cenógrafo
Playing with Space







 Exposição
4 anos de Cenografia na FA
Trabalhos de Alunos (Licenciatura 1º e 2º anos, Curso de Especialização na FA 2008-2009, IP 2007/Praga, 2008/Lisboa, 2009/Paris com alunos e professors da Czech Technical University - Faculty of Architecture / Praga, University of Strathcliffe - School of Architecture / Glasgow, Lund University, Faculty of Engineering - Sweden School of Architecture e École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris - La – Villette e Faculdade de Arquitectura UTL/Lisboa))

 
 
5
Exposição Desenhos de Cena
Com a colaboração de Filipa Malva
No dia 11 procedeu-se também à inauguração na galeria do Institut Français da Exposição
Desenhos de Cena, composta por 32 painéis com desenhos e fotos de criações de alguns dos mais relevantes cenógrafos do mundo (com especial incidência no séc XX)



Lista de cenógrafos representados:
Adophe Appia / Alexandre Trauner / Boris Aronson / Cristina Reis / Eduardo Arroyo / Edward Gordon Craig / Emanuele Luzzati / Ezio Frigerio / Fabia Puigserver / George Tsypin / Giorgio Patsas / Guy-Claude François / Inigo Jones / Jo Mielziner / João Mendes Ribeiro / José Carlos Serroni / José Manuel Castanheira / José Rodrigues / Josef Svoboda / Luciano Damiani / Maria Bjornson / Ming Cho Lee / Pamela Howard / Pier Luigi Pizzi / Ralph Koltai /  Raymond Sarti / Richard Hudson / Richard Peduzzi / Sebastiano Serlio / Serguei Eisenstein / Stefanos Lazaridis / Tadeus Kantor / Wilfried Minks / Yannis Kokkos


6
Workshop DRAMATURGIA DO ESPAÇO
Direcção de Carla Castro
O workshop Dramaturgia do Espaço realizou-se no espaço do Laboratório de Cena na FA, nos dias 13/14 e centrou-se na abordagem da obra de Samuel Beckett. Num primeiro momento, foi feita uma contextualização do autor e obra, através da uma leitura acompanhada de um dos textos (Breath), seguida de exemplos de encenação. Os trabalhos apresentados sob a forma de fragmentos em performances com enfase nos silêncios tão caros a Beckett,  ganharam expressão através da criação de um “espaços” semióticos, capazes de reflectir a interpretação do texto dramático.
Este workshop teve a participação dos alunos de Cenografia da FA e outros jovens arquitectos, cenógrafos e estudantes e que entretanto se inscreveram no Scena.






7
Workshop DESENHAR A CENA
Direcção de Filipa Malva
Porque fazem (os cenógrafos) desenhos? E como os lêem os encenadores, os actores ou os dramaturgos? Com base em exemplos de desenhos retirados da exposição patente no Institut Français du Portugal no âmbito da Scena Lisboa 2011, explorou-se a relação entre a evolução do desenho do cenógrafo e a importância do desenho na mediação das relações de colaboração entre profissionais de uma mesma equipa criativa. O formato foi o de seminário, com exposição oral por parte da autora a que seguiu uma discussão participativa sobre os temas levantados. Parte dessa discussão foi feita desenhando.













8
1º ENCONTRO DE CENÓGRAFOS
Em colaboração com O BANDO




No espaço do BANDO em Vale dos Barris/Palmela e como encerramento do SCENA’2011 dia 22 de Maio, Domingo, às 16h30, realizou-se o Primeiro Encontro de Cenógrafos.
Esta iniciativa, patrocinada pelos cenógrafos  José Manuel Castanheira e João Brites, pretendia estimular o encontro e o diálogo entre cenógrafos, abrindo a conversa a estudantes ligados à área da cenografia.






O programa foi o seguinte: 16h00 – Chegada e acolhimento dos participantes, lanche de boas-vindas com queijo da região e marmelada da quinta/ 16h30 – Visionamento do documentário AO RELENTO, de Amauri Tangará (com presença do realizador), sobre a montagem da exposição de Máquinas de Cena, implantada na encosta da quinta do Bando, Serra do Louro / 17h00 – Mesa-redonda sobre cenografia / 20h30 – Subida da Serra do Louro ao entardecer para visita à exposição AO RELENTO e onde foi servido um Moscatel no cimo da encosta, seguida de descida nocturna apoiada por lanternas individuais. E no final foi servida uma Ceia.






Estiveram presentes 57 participantes oriundos de vários pontos do país, Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, ... entre cenógrafos, iluminadores, figurinistas e construtores (empresas).
Desenvolveu-se um animado e muito interessante debate, focado essencialmente nos processos e métodos de criação, ficando clara a necessidade urgente de promover próximos encontros .
Inesperadamente  e já pelas 22 horas todos foram surpreendidos por uma fabulosa ceia cenográfica (mas  que não era ficção, era mesmo real...)






Participantes no Encontro de PALMELA  e que registaram o a presença:

Acácio de Carvalho, Alexandre Coelho, Ana Moita, António Polainas, Bruno Guerra, Carina Vidal, Carlos Vilaça, Dora Martinho, Eric da Costa, Helena Ribeiro, Inês de Carvalho, Joana Gomes, Joana Saboeiro, João Brites, João Calixto, João Quintela, José Carlos Faria, José Manuel Castanheira, Leonel Caldeira, Luís Brás, Manuela Bronze, Marina Arnal, Marta do Vale, Marta Gaspar, Nuno Gabriel de Mello, Paulo Oliveira, Pedro Serralha, Rui Francisco, Sabrina Martinho, Salomé Martins, Sara Franqueira, Vera Martins, Zeca Galamba.




O SCENA tem em preparação a publicação detalhada das comunicações e demais matérias abordadas ao longo do evento.



 Obrigado a todos e... até ao SCENA’2012



Lisboa, 2011-05-26
José Manuel Castanheira

 

Alguns mails recebidos de reconhecimento ao SCENA’2011




De Paris / YANNIS KOKKOS, dia 14 de Maio
Bonsoir de Paris ... Merci, cher José ,de cette invitation qui a permis de si belles rencontres. A très vite ensemble.
Courage pour les jours qui suivent. Nous sommes près de toi ,près de vous ...
Amicales pensées à tous les deux  et à toute l'equipe !
Fidèle amitié
Yannis
          
De Barcelona / QUIM ROY, dia 15 de maio
Ha sido un encuentro muy interesante. Espero que constituya el inicio de una colaboración internacional entre los profesionales y teóricos de la escenografia, que permita situar esta profesión en el lugar que merece. Espero poder seguir muy pronto tu ejemplo en Barcelona, quizá en 2013.
Gracias y hasta pronto, espero.
Un abrazo
Quim Roy

De Paris / RAYMOND SARTI, dia 16 de Maio
Merci, encore pour ton accueil, et ce colloque que tu as mis en place, c'était fort intéressant et parfait.
Ces occasions sont toujours les bienvenues, tant il est important de mettre des mots et des pensées sur notre métier.
Plein de courage pour toi, ton procès, et si on peut t'aider ici en France, Fait nous le savoir.
Nous étions tous très heureux de cette rencontre.
En attendant la suite, reçois toutes mes amicales pensées.
Raymond

De Grenoble / Luc Boucris, dia 16 de Maio
Merci de ce mot. Et merci pour l'accueil et pour la qualité de cette rencontre.
Transmets mes salutations amicales aux amis de ton équipe
A bientot,
Luc Boucris

De Londres / Richard Hudson, dia 16 de Maio
It was a pleasure to come to Lisbon, and to meet so many wonderful people.
Thank you for arranging it all, and your hospitality.
I look forward to another visit, and to having more time to enjoy your beautiful city.
Best wishes,
Richard

 De Nuno Barracas, aluno do curso de Cenografia, dia 12 de Maio
Muito bom, Professor parabéns pela Iniciativa do Scena. Segundo dia também com óptimas sessões de visualização
de trabalhos e esclarecimentos.  Gostei muito. Obrigado.
Nuno Barracas

De Marta Gaspar,  aluna do curso de Cenografia, dia 12 de Maio
Muitos parabéns, fez um óptimo trabalho. Não só com as  enriquecedoras conferências como com os workshops anteriores.  Foi um prazer e muito motivador estar envolvida no Scena, ter a oportunidade de adquirir directamente conhecimentos, experiências de todos estes fantásticos cenógrafos.
Cumprimentos,
Marta Gaspar



Postal e cartazes impressos com a programação









17 de Maio de 2011

Primeiras Cenas

video

16 de Maio de 2011

1º ENCONTRO NACIONAL DE CENÓGRAFOS PORTUGUESES

"Caríssimos,

No seguimento do convite anteriormente enviado pela organização do SCENA'2011, vimos, em nome do Teatro bando, reiterar a nossa vontade de vos receber no nosso espaço em Vale dos Barris/Palmela, no dia 22 de Maio, Domingo, às 16h30, para o Primeiro Encontro de Cenógrafos.

Esta iniciativa, da autoria de José Manuel Castanheira e João Brites, pretende estimular o encontro e o diálogo entre cenógrafos, abrindo esta conversa a estudantes ligados à área da cenografia.

Como sabemos, estes momentos de partilha são cada vez mais raros e, julgamos, fundamentais para uma mais profunda e acutilante reflexão sobre o nosso trabalho.

Assim, cá vos esperamos no próximo Domingo.

O programa previsto para o encontro é:

16h00 – Chegada e acolhimento dos participantes, lanche de boas-vindas com queijo da região e marmelada da quinta;
16h30 – Visionamento do documentário AO RELENTO, de Amauri Tangará (com presença do realizador), sobre a montagem da exposição de Máquinas de Cena, implantada na encosta da quinta do bando, Serra do Louro;
17h00 – Mesa-redonda sobre cenografia*;
20h30 – Subida da Serra do Louro ao entardecer para visita à exposição AO RELENTO, com promessa de Moscatel no cimo da encosta. Descida nocturna;
22h00 – Ceia.

(*) - Lançamos como primeiro mote uma discussão sobre a génese do trabalho do cenógrafo e os processos de criação. No entanto, ficamos na expectativa de sugestões de temas a debate.


Agradecemos que reenviem esta mensagem a outros profissionais que conheçam, no sentido de conseguirmos um encontro o mais abrangente possível.

Solicitamos, também, que confirmem a vossa presença até dia 18 de Maio, para qualquer um dos contactos abaixo.

Teatro bando: Sara de Castro, scastro@obando.pt, 963 748 087; António Silva, 915 347 943
Organização SCENA'2011: scenalisboa@gmail.com, 919 735 792 ou 917 093 598

Saudações Teatrais do Mundo Rural,

João Brites"




Como chegar à quinta do Bando de carro?

[via Ponte 25 de Abril]
A2 > saída Palmela > sentido Volta da Pedra (à esquerda) > direcção Palmela (à direita) > terceira entrada de Palmela (em frente) > primeira rotunda (segunda saída) > segunda rotunda (segunda saída, sentido Vale de Barris)

[via Ponte Vasco da Gama]
A12 > saída Setúbal > saída Palmela > sentido Volta da Pedra (à esquerda) > direcção Palmela (à direita) > terceira entrada de Palmela (em frente) > primeira rotunda (segunda saída) > segunda rotunda (segunda saída, sentido Vale de Barris)

Como chegar à quinta do bando de transportes públicos?
Autocarro número 765 da companhia Transportes Sul do Tejo > partida da Gare do Oriente, Lisboa, e chegada a Palmela, última paragem > duração aproximada – 45 minutos > uma chamada para o Teatro bando > uma boleia para Vale dos Barris

O BANDO –telf: 212336850      






Inicia já este mês SCENALisboa'11!

...A viagem começa no
Comboio, Lisboa /Covilhã/ Lisboa




O COMBOIO de Raymond Carver
Sob a coordenação de José Manuel Castanheira e Paulo Oliveira
(Número limitado de participantes)

Programa


26 manhã (Gare do Oriente) – Apresentação do tema e metodologia dos trabalhos;
                - Saída/Comboio - Gare do Oriente / Lisboa ;
                - Viagem de comboio até  Covilhã;
                - Leitura do conto de Raymond Carver/ O Compartimento;
                - Início dos trabalhos em grupos;   
                - Viagemcomentada;
26 – tarde – Alojamento na cidade e continuação dos trabalhos em oficina;
27 e 28 – Oficina;
29 – Viagem de regresso (comboio até Lisboa/Castelo Branco) .

"Neste Workshop colocam-se em confronto um conto “O compartimento” de Raymond Carver (cujo ambiente em que decorre  é uma carruagem de comboio)  e a experiência da viagem do grupo de participantes no comboio inter-regional Lisboa-Covilhã.
Pretende-se que cada aluno, conhecedor antecipadamente da narrativa de R.Carver, viva e registe momentos da própria experiência da viagem, que considere significativos para uso posterior na oficina, numa tentativa de reconstrução ficcional  de uma qualquer simbiose dos temas conto-viagem.
Os registos efectuados deverão contemplar o esquiço rápido, com recurso a variadas técnicas, mas também qualquer outro suporte mesmo o  digital (fotografia e vídeo), tendo sempre como perspectiva dispor posteriormente de um variado leque de materais para o trabalho a desenvolver nos 3 dias seguintes.
Como produto final do workshop pretende-se a constituição de um ambiente potencialmente cenográfico, que julgue conter elementos de síntese provenientes de qualquer leitura da “viagem-conto”, representado a partir de pequenos modelos tridimensionais (maquetas), eventualmente associados à manipulação rudimentar da fotografia digital e do vídeo."


*Este Workshop decorre em Lisboa e Covilhã, numa co-produção da Faculdade de Arquitectura / UTL, do IPCB-Instituto Politécnico  de Castelo Branco e da Quarta Parede-Associação de Artes Performativas da Covilhã.

* Este workshop encontra-se esgotado.

Para mais informações: scenalisboa@gmail.com